Navegue
por categorias

Velejar: o que você precisa saber antes de embarcar com a família

Embalo do mar, vento no rosto e sensação de liberdade são alguns motivos que fazem as pessoas se apaixonarem pelos passeios de barco a vela.  Aventurar-se sozinho sobre as ondas, em casal ou com a família toda, pode ser uma atração muito especial.  E o que é necessário antes de levantar âncora? Denilson Padilha Fuchs, fundador da Vela e Aventura, que oferece cursos e passeios de barco a vela em Paraty e trocou a área de TI pelo veleiro, é especialista no assunto.

Ele conta que no veleiro há todos os cômodos da casa e espaço para estocar o que for necessário para uma família por alguns dias. Por isso, os tripulantes têm autonomia para permanecerem por mais tempo. Segundo Denilson, o barco a vela é um meio de locomoção lento, por isso ele alerta que não é o mais confortável para fazer travessias por alto mar.

Antes de embarcar no barco a vela, é fundamental traçar um roteiro e conhecer previamente a região, como pontos para ancorar e dormir, além da infraestrutura disponível. “É imprescindível conhecer a região para evitar as pedras submersas chamadas de lajes, por isso, a carta náutica é de uso obrigatório para os comandantes”, acrescenta. Uma previsão metereológica bem feita também entra no check-list e evita enfrentar tempestades.

Outro item importante do pré-bordo é garantir que a manutenção do barco esteja em dia, certificando o bom funcionamento da mecânica e dos equipamentos como rádio para chamadas em caso de emergência.  “Vale ressaltar que os tripulantes devem estar com a saúde em dia, já que farmácias e hospitais estarão distantes”, reforça Denilson.

A garantia de equipamentos de salvatagem no barco e o aviso na base marinha da região, notificando o número de pessoas a bordo, roteiro e data de retorno, além da habilitação do comandante, são medidas obrigatórias para embarcar no veleiro. “Manter crianças pequenas com coletes salva-vidas e ter os brinquedos que costumam usar em casa também são boas estratégias para garantir sua segurança e mantê-las entretidas durante o passeio”, acrescenta o especialista.

Aos navegantes que estão procurando destinos no Brasil para velejar, o fundador da Vela & Aventura conta que Florianópolis (SC), Baia de Paranaguá (PR), Ilha Bela e Ubatuba (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro e Angra dos Reis (RJ), são cidades bacanas para curtir a vela. No entanto, a favorita de Denilson é Paraty. Ele inclusive deixou Curitiba para viver por lá.  “Além da beleza das praias e ilhas paradisíacas ainda pouco frequentadas, Paraty é uma área abrigada de mar aberto, ou seja, não há ondas grandes, além de dispor de infraestrutura completa, de restaurantes à manutenção, e é segura para pernoitar”, informa. 


Vai lá

Deu vontade de viver a experiência do veleiro? A Vela & Aventura ministra aulas para casais e famílias que sonham em ter seu Veleiro para passear ou morar a bordo, além de passeios por Paraty. Todas as informações no site www.velaeaventura.com.br

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br