Navegue
por categorias

Esportes de gelo no Brasil

Quem poderia imaginar que um país como o nosso tem atletas representando esportes no gelo nas principais competições mundiais? Apesar do clima tropical, as equipes brasileiras de Bobsled, Curling e a patinadora Isadora Willians mostram que as origens não comprometem o domínio das técnicas e a vontade de representar o Brasil nos rinques mundo afora. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo conta mais sobre o surgimento das modalidades no país e revela as promessas de maior destaque nos rankings internacionais. Confira!

Esportes de gelo no Brasil

Quem poderia imaginar que um país como o Brasil tem atletas representando esportes no gelo nas principais competições mundiais? Apesar do clima tropical, as equipes brasileiras de Bobsled, Curling e a patinadora Isadora Willians mostram que a origem não compromete o interesse e domínio dos esportes no gelo.  

Segundo Tiago Wisnevski, da CBDG - Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, os primeiros registros de brasileiros nos esportes de inverno surgiram no início do século XX, com brasileiros que viajavam à Europa e à América do Sul para praticar o esqui alpino em resorts especializados. Entre as modalidades de gelo, os dois primeiros esportes praticados no país foram a patinação artística e o hóquei, graças às pistas montadas em centros de compras, hotéis e eventos internacionais durante as décadas de 1960 e 1970. “Foi a partir dos anos 90 que a CBDG se estruturou pela iniciativa de um grupo de brasileiros que moravam nos Estados Unidos e praticavam o bobsled. Desde então, a entidade busca estimular projetos que atendam todas as modalidades de gelo e facilitem a prática delas dentro e fora do Brasil”, conta Wisnevski. 

Hoje em dia, o Bobsled, esporte no qual equipes de duas ou quatro pessoas deslizam sobre uma pista de gelo sinuosa e estreita em velocidades de até 150 km/h dentro de um trenó, garante o melhor desempenho para o país, ocupando a 17ª colocação no ranking internacional, na última temporada.  Outra modalidade que cresce é o Curling, sobretudo na categoria duplas mistas, incluída nos Jogos Olímpicos de 2018. No esporte coletivo, os atletas lançam pedras de granito com varredores até o alvo sobre uma pista de gelo.  A patinação artística é outro esporte com bons resultados graças à Isadora Williams. Em 2014, ela se transformou na primeira patinadora sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, além de ter conquistado cinco medalhas em torneios internacionais. Hoje, Isadora busca se classificar no final de setembro para a sua segunda Olimpíada.  

“Pensando no Brasil, a patinação artística é possível de ser praticada no país. A modalidade possibilita a inclusão de várias faixas etárias, mas o desenvolvimento de atletas de alta performance exigirá uma dedicação maior dos praticantes em treinos compensando a ausência de rinques.  Outro aspecto que deve ser considerado é o alto custo nos treinamentos e gastos com equipamentos (horas de pista, botas e lâminas)”, conta Wisnevski.  

A preparação dos atletas brasileiros é feita parcialmente no País. A equipe de Bobsled treina fora da temporada a parte física e técnicas de largada em uma pista exclusiva de arrancada inaugurada em julho deste ano, na cidade de São Paulo, em parceria com o NARSP - Núcleo de Alto Rendimento. Já os atletas de Curling treinam em diversos países, com maior concentração no Canadá. A patinação artística no gelo é inicialmente praticada no Brasil. “Como o nível das competições internacionais é muito alto, a CBDG auxilia alguns atletas que moram e treinam em rinques nos Estados Unidos e representam o Brasil em competições internacionais”, conta o representante da CBDG. 

Derretendo o gelo  

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br