Navegue
por categorias

A importância do monitoramento cardíaco para praticantes de esportes

Praticar esportes é uma das atitudes mais saudáveis na rotina de pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Mas, além de calçar tênis, vestir roupa confortável e mexer o corpo, é recomendado passar por avaliação profissional regular para garantir treinos que só tragam benefícios à saúde. No dia a dia, o monitoramento cardíaco é mais um aliado nessa questão. Além de promover mais segurança para o coração, monitorar os batimentos cardíacos pode ajudar na evolução da prática esportiva e melhores resultados para os atletas amadores e profissionais.


Popular entre corredores, o monitoramento cardíaco é importante para qualquer pessoa que faça atividade física. “O treinamento com base em frequência cardíaca é uma maneira de monitorar intensidade e maximizar eficiência no esporte” conta Ilham Dias, da Garmin, fornecedora líder mundial de navegação por GPS e marca de smartwatches para esportes, que estará presente na Adventure Sports Fair deste ano.


Além da possibilidade de sobrecarregar o coração, o erro mais comum nos exercícios ocorre no cálculo das zonas cardíacas, o que compromete os resultados, inclusive a saúde. Portanto, especialistas recomendam que sejam respeitadas as diferentes “zonas de treinamento”, de acordo com o nível de atividade física e objetivo. “Podem ser evitados problemas cardiovasculares, como arritmias cardíacas. Além disso, é possível evitar a fadiga muscular e o desgaste físico do atleta”, acrescenta Ilham.


Ao definir a zona cardíaca do atleta fica muito fácil monitorar os batimentos com os relógios e monitores de atividades. “Cada zona indica um nível de esforço físico, dependendo dos objetivos do treinamento. Nos equipamentos Garmin, que medem a frequência cardíaca no pulso, é possível visualizar o gráfico da variação da frequência cardíaca nas últimas 4 horas e também durante a semana”, conta Ilham.


Além disso, através da análise da frequência cardíaca, é possível realizar medições fisiológicas, como VO2 Máximo, condição de desempenho e limiar de lactato, determinar o tempo necessário para recuperação, previsão do término de corrida e o impacto da atividade física no corpo. Medidos através dos smartwatches, esse detalhamento de dados é fundamental para atletas profissionais, garantindo o desempenho esportivo desejado com saúde, além de ajudar os atletas amadores a se manterem dentro dos níveis saudáveis de exercícios, de acordo com o limite de cada um.

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem ravejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte escala webventure .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br