Navegue
por categorias

Crianças nos Esportes Outdoor

Com a chegada dos filhos, muita gente acaba deixando de lado o espírito aventureiro por medo de colocar as crianças em perigo ou acabar passando perrengues com os pequenos. Mas com adaptações e dicas de quem já tem experiência, as atividades outdoor são uma ótima pedida para levar as crianças e ainda aproximá-las da natureza. Exemplo disso é Cauã Silva, que desde os três anos acompanha os pais Clayton da Silva e Daiane Oliveira em trekkings, trilhas e escaladas em vários lugares.

Clayton conta que é mais comum encontrar crianças em caminhadas e trilhas mais tranquilas, mas travessias maiores só os mais corajosos e dispostos embarcam! “Encontramos há pouco, no Monte Roraima, uma menina de aproximadamente 12 anos fazendo a trilha com os pais. É muito importante criar desde cedo uma consciência ambiental nas crianças, e colocá-las em contato direto com a natureza contribui para isso”, relembra.

É claro que partir para uma aventura com crianças requer alguns cuidados. “É preciso começar devagar, com trilhas mais fáceis, para não desestimular a criança. Não se pode começar com trilhas pesadas porque se a criança não conseguir nas primeiras vezes, isso pode causar desinteresse pela atividade”, recomenda Clayton da Silva, pai de Cauã. Além disso, os pais ou responsáveis devem respeitar o tempo da criança, indo num ritmo moderado para que ela consiga acompanhar.

Para que o roteiro não se torne cansativo, é preciso entreter os pequenos durante o trajeto. “Devemos fazer coisas divertidas, olhar os animais, prestar atenção nas plantas, mostrando os mínimos detalhes”, explica Clayton. Não ter pressa é fundamental e acaba sendo algo positivo para todo o grupo, que terá a chance de aproveitar melhor as paisagens e o contato com a natureza em volta.

Outro ponto importante é que você deve estar preparado para carregar o dobro de equipamentos, roupas e comida. “A minha mochila vai com aproximadamente 20 kg. Demanda um grande esforço, mas vale a pena”, conta Clayton. Trazer a criança para o esporte de aventura é um processo gradativo, pelo qual a segurança e a diversão devem ser prioridades. Não pode faltar na bagagem materiais de primeiros socorros, roupas adequadas ao clima da trilha, protetor solar, repelente, materiais para acampamento caso o plano seja pernoitar na trilha, comida e água suficientes para todo o trajeto.

Toda essa experiência e amor pelas atividades ao ar livre deu origem ao projeto “Cauã 10 anos 10 cumes”, que levou a família à missão de alcançar o topo das 10 maiores montanhas no Brasil. O projeto surgiu com o fato de os pais acreditarem que incentivar crianças em atividades ao ar livre amplia o conhecimento e habilidades limitadas pelo contexto das grandes cidades. Para Cauã, a aventura predileta foi a travessia Petrópolis – Teresópolis, onde o garoto esteve cercado de amigos! Já para Clayton, uma das expedições mais marcantes foi a Gruta da Bruxa, em São Tomé das Letras – MG. Foi lá que a família descobriu que o nome do lugar não é à toa! Inóspito, de difícil acesso e pouco frequentado, o local foi cenário de alguns perrengues vividos ao lado de um grupo de amigos. “Durante a caminhada, vamos fazendo brincadeiras, observando os pequenos detalhes da flora e fauna, e reforçando valores como respeito pela natureza e cooperação entre pessoas”, completa Clayton.

Vai lá

Para quem quer iniciar as aventuras com os pequenos, Clayton recomenda trilhas mais curtas e leves, como a Serra da Cantareira. O lugar compõe a Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, tombada pela Unesco, e conta com quatro trilhas autoguiadas em núcleos de preservação ambiental, perfeitos para um passeio de um dia só no final de semana. São eles: Núcleo Pedra Grande, Núcleo Engordador, Núcleo Cabuçu e Núcleo Águas Claras. Mais informações no site www3.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/.

Ainda em São Paulo, o Pico do Jaraguá também é uma ótima opção para levar as crianças. A trilha alcança o ponto mais alto da cidade, onde é possível ter uma vista em 360°. Por ter fácil acesso, o lugar é perfeito para um passeio de um dia só no final de semana. Mais informações no site www3.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/.

A Pedra Grande, em Atibaia, também é ideal para começar a se aventurar com as crianças. O local tem trilhas de fácil acesso e com belíssimas paisagens. Mais informações em www.atibaiatour.com.br/pontos-turisticos/monumento-natural-estadual-da-pedra-grande-mne/.

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem ravejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte escala webventure .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br