Navegue
por categorias

Tudo sobre triatlo, ultramaratona e corrida de aventura

Correr, nadar, pedalar, percorrer distâncias consideradas impossíveis. Essa é a paixão dos atletas que praticam esportes como triatlo, ultramaratona e corrida de aventura. Mas antes de se arriscar, é preciso muito preparo físico e mental.

"A cada desafio me reinvento, aprendo a caminhar e a olhar o mundo de forma ainda mais ampla”, conta em seu blog o ultramaratonista Carlos Dias, que está percorrendo o Brasil a pé. Seu desafio da vez envolve mais de 10 mil km de corrida em até 200 dias com o objetivo de angariar fundos para o GRAAC – Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer.

Testar os limites do corpo tem atraído mais de 1 milhão de pessoas pelo mundo, de acordo com a Federação Internacional de Atletismo. "O que mais me atrai na corrida de aventura é estar ao ar livre e competindo. Adoro competir", ressalta Sérgio Torres de Sá, mais conhecido como Zolino. Ele, que já competiu em maratonas, ultramaratonas e triatlo pelo Brasil e pelo mundo, fez da paixão um projeto de vida e criou o Adventure Camp, uma das organizações mais antigas do setor ainda em atividade e que organiza corridas de aventura pelo Brasil. "O Adventure Camp nasceu após eu participar de eventos como o Iron Man, Marlboro Adventure Team e Exo Challenge”, conta ele, que tem 50 anos e começou no esporte aos 23.

Saiba mais sobre as modalidades que requerem muita resistência e esforço físico:

Triatlo

Com natação, ciclismo e corrida, o triatlo é uma modalidade que exige muito preparo físico do atleta. A modalidade integra o programa olímpico desde 2000, nos Jogos de Sydney.

Segundo o Confederação Brasileira de Triatlo, a modalidade é praticada em diversas distâncias, porém, a padrão é a reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e utilizada nos Jogos Olímpicos, que contempla 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O triatlo ainda é praticado na distância Sprint – com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida – e em provas de longa distância, de revezamento e mista (homens e mulheres).

Já o Iron Man (homem de ferro) é uma das provas mais extenuantes do planeta e a disputa de triatlo mais difícil que existe - são 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. A ideia da competição nasceu em 1977, no Havaí, quando nadadores, corredores e ciclistas discutiam qual deles teria o melhor preparo físico e decidiram reunir seus maiores desafios em uma mesma competição. Hoje, o evento reúne anualmente mais de 3 mil atletas de todas as partes do mundo.

Ultramaratona

Tecnicamente, ultramaratona é toda corrida que corresponda a uma distância superior a 42.195 metros. Na prática, porém, suas competições são inúmeras vezes mais longas, chegando a ser medida em horas, de 6 a até 48 horas.

Por isso, não é à toa que ultramaratonistas são chamados de super-humanos. É preciso muito preparo físico para realizar esse feito.

No mundo, a Ultramaratona Comrades, conhecida como a “Ultimate Human Race”, é a mais famosa do mundo pelo grau de dificuldade e tradição. Este evento sul-africano aconteceu pela primeira vez em 1921 em homenagem aos camaradas da Primeira Guerra Mundial e tem 86,73 quilômetros de extensão.

Corrida de aventura

Percorrer determinada distância entre dois pontos é o princípio básico de qualquer corrida. Na versão aventura, a competição ganha atributos extras. Além de serem disputadas na natureza, as corridas de aventura ainda podem ser multiesportivas, contemplando corrida, natação, ciclismo, canoagem, escalada e qualquer outro esporte de ação. O formato depende da organização da prova. Além disso, as disputas podem ser individuais ou em equipes, como o Enduro a Pé, Rally de regularidade, entre outros.

A Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, que organiza o esporte, possui provas de vários níveis em seu calendário anual.

Outra modalidade possível é a corrida de montanha, em que também é preciso enfrentar subidas e descidas íngremes, trilhas, cascalho e o que mais houver pela frente. O Desafio das Serras Brasil é uma competição de destaque no Brasil. Ao todo são 4 etapas , com percursos de 12, 21 e 42 quilômetros, realizados em apenas um dia em terrenos montanhosos.

Vai lá:

http://adventurecamp.com.br/2017/?page_id=37

http://www.cbtri.org.br/home.asp

http://www.carlosdiasultra.com.br

https://www.cbcaventura.org.br/

https://www.cbcaventura.org.br/calendrio-2018/

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem ravejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte escala webventure .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br