Navegue
por categorias

Tudo sobre triatlo, ultramaratona e corrida de aventura

Correr, nadar, pedalar, percorrer distâncias consideradas impossíveis. Essa é a paixão dos atletas que praticam esportes como triatlo, ultramaratona e corrida de aventura. Mas antes de se arriscar, é preciso muito preparo físico e mental.

"A cada desafio me reinvento, aprendo a caminhar e a olhar o mundo de forma ainda mais ampla”, conta em seu blog o ultramaratonista Carlos Dias, que está percorrendo o Brasil a pé. Seu desafio da vez envolve mais de 10 mil km de corrida em até 200 dias com o objetivo de angariar fundos para o GRAAC – Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer.

Testar os limites do corpo tem atraído mais de 1 milhão de pessoas pelo mundo, de acordo com a Federação Internacional de Atletismo. "O que mais me atrai na corrida de aventura é estar ao ar livre e competindo. Adoro competir", ressalta Sérgio Torres de Sá, mais conhecido como Zolino. Ele, que já competiu em maratonas, ultramaratonas e triatlo pelo Brasil e pelo mundo, fez da paixão um projeto de vida e criou o Adventure Camp, uma das organizações mais antigas do setor ainda em atividade e que organiza corridas de aventura pelo Brasil. "O Adventure Camp nasceu após eu participar de eventos como o Iron Man, Marlboro Adventure Team e Exo Challenge”, conta ele, que tem 50 anos e começou no esporte aos 23.

Saiba mais sobre as modalidades que requerem muita resistência e esforço físico:

Triatlo

Com natação, ciclismo e corrida, o triatlo é uma modalidade que exige muito preparo físico do atleta. A modalidade integra o programa olímpico desde 2000, nos Jogos de Sydney.

Segundo o Confederação Brasileira de Triatlo, a modalidade é praticada em diversas distâncias, porém, a padrão é a reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e utilizada nos Jogos Olímpicos, que contempla 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O triatlo ainda é praticado na distância Sprint – com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida – e em provas de longa distância, de revezamento e mista (homens e mulheres).

Já o Iron Man (homem de ferro) é uma das provas mais extenuantes do planeta e a disputa de triatlo mais difícil que existe - são 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. A ideia da competição nasceu em 1977, no Havaí, quando nadadores, corredores e ciclistas discutiam qual deles teria o melhor preparo físico e decidiram reunir seus maiores desafios em uma mesma competição. Hoje, o evento reúne anualmente mais de 3 mil atletas de todas as partes do mundo.

Ultramaratona

Tecnicamente, ultramaratona é toda corrida que corresponda a uma distância superior a 42.195 metros. Na prática, porém, suas competições são inúmeras vezes mais longas, chegando a ser medida em horas, de 6 a até 48 horas.

Por isso, não é à toa que ultramaratonistas são chamados de super-humanos. É preciso muito preparo físico para realizar esse feito.

No mundo, a Ultramaratona Comrades, conhecida como a “Ultimate Human Race”, é a mais famosa do mundo pelo grau de dificuldade e tradição. Este evento sul-africano aconteceu pela primeira vez em 1921 em homenagem aos camaradas da Primeira Guerra Mundial e tem 86,73 quilômetros de extensão.

Corrida de aventura

Percorrer determinada distância entre dois pontos é o princípio básico de qualquer corrida. Na versão aventura, a competição ganha atributos extras. Além de serem disputadas na natureza, as corridas de aventura ainda podem ser multiesportivas, contemplando corrida, natação, ciclismo, canoagem, escalada e qualquer outro esporte de ação. O formato depende da organização da prova. Além disso, as disputas podem ser individuais ou em equipes, como o Enduro a Pé, Rally de regularidade, entre outros.

A Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, que organiza o esporte, possui provas de vários níveis em seu calendário anual.

Outra modalidade possível é a corrida de montanha, em que também é preciso enfrentar subidas e descidas íngremes, trilhas, cascalho e o que mais houver pela frente. O Desafio das Serras Brasil é uma competição de destaque no Brasil. Ao todo são 4 etapas , com percursos de 12, 21 e 42 quilômetros, realizados em apenas um dia em terrenos montanhosos.

Vai lá:

http://adventurecamp.com.br/2017/?page_id=37

http://www.cbtri.org.br/home.asp

http://www.carlosdiasultra.com.br

https://www.cbcaventura.org.br/

https://www.cbcaventura.org.br/calendrio-2018/

Abeta WAS 4x4brasil adventuremag Revista AUTO esporte Coluna de Turismo Epoca Galileu Cazeta Esportiva hoteliernews MaCamp nadapedalacorre Pequenas Empresas Grandes Negocios Travejante Vagabundo Profissional Viajar e Simples Viajando por esporte Webventure Fagga Sao Paulo Expo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br