Navegue
por categorias

Aventureiros se encontram nas montanhas do Chile e Argentina neste inverno

O inverno está chegando e, com isso, aventureiros de todas as partes do planeta começam a olhar para a América do Sul, mais especificamente para a Argentina e o Chile. Nestes dois países estão importantes estações de esqui como Cerro Catedral, Las Leñas, Chapelco, Cerro Castor, Portillo, Valle Nevado, Nevados de Chillán, El Colorado e La Parva, que atraem todos os tipos de turistas, sejam aqueles que querem somente brincar na neve ou os experts que se aventuram em pistas de alta dificuldade.

As principais atividades são esqui e snowboard, mas em alguns locais também é possível passear de trenós puxados por huskies siberianos, caminhar com raquetes de neve ou descer as encostas em boias especiais.

Além disso, é frequente encontrar nestes locais com seleções olímpicas de neve do Brasil – esta gerenciada pela CBDN (Confederação Brasileira de Esportes na Neve) – e de outros países. A fluminense Isabel Clark, por exemplo, que é a maior atleta de snowboard do Brasil, treina sempre em Valle Nevado. “Gosto de lá por causa da qualidade da neve e da infraestrutura”, conta ela. Já a equipe oficial de esqui e snowboard dos Estados Unidos mostra neste vídeo as razões para treinar anualmente em Portillo: https://www.youtube.com/watch?v=DgH5b848ntU

Em qualquer viagem, Isabel recomenda o uso de roupas e equipamentos apropriados que vão garantir sua segurança e diversão. Mas não se preocupe em ter todos os itens logo de cara. Muitas estações oferecem aluguel de equipamentos (esquis, bastões, botas e pranchas de snowboard) e em algumas delas também é possível alugar ou comprar roupas e acessórios (casacos e calças impermeáveis, luvas, gorros e óculos).

Saiba mais a seguir sobre as estações:

Argentina

Cerro Catedral

Bastante popular entre os brasileiros, Cerro Catedral fica a 19 km de Bariloche e conta com 34 meios de elevação e 60 pistas. A temporada deste ano vai de 23 de junho a 31 de outubro e, além de esqui e snowboard, os visitantes podem praticar esqui nórdico, uma excelente opção para quem curte maratonas. A oferta gastronômica da estação e da região faz sucesso entre os visitantes. 

Chapelco

Eleita duas vezes consecutivas a melhor estação de esqui da Argentina, Chapelco fica em San Martin de Los Andes, a cerca de 145 km de Bariloche. É a favorita dos snowboarders, tanto que já foi palco de competições de boardercross da Copa do Mundo de Snowboard em 2008 e 2009. Ao todo são 28 pistas e 12 meios de elevação, que estarão abertas entre 16 de junho e 3 de outubro, e variadas opções de hospedagem e restaurantes.

Las Leñas

O aeroporto mais próximo da estação é Malargüe (LGS), que está a 80 km. Além das modalidades tradicionais, lá é possível praticar o esqui noturno, já que são mais de 2 mil metros de pistas iluminadas durante toda a temporada. No total são 30 pistas e 14 meios de elevação. Outra atividade que faz sucesso é a tirolesa, com quase 400 metros de extensão, o que garante a sensação de voar na montanha. Há hospedagem para todos os estilos de viajantes, dos que buscam mais conforto e luxo até aos que procuram por opções mais econômicas, além daquelas pensadas para famílias. A temporada de neve se estende de junho a setembro.

Cerro Castor

Localizada a 26 quilômetros da cidade de Ushuaia - um voo de pouco mais de três horas a separa de Buenos Aires -, a estação aberta em 1999 conta com 12 meios de elevação e 33 pistas para todos os níveis de esquiadores. A abertura da temporada está marcada para o próximo dia 22 de junho e se estende até outubro. Com ótimas opções gastronômicas, Cerro Castor é também um excelente ponto de partida para desbravar a fantástica Ushuaia.

Chile

El Colorado

Bem próxima da capital, a cerca de uma hora de distância de Santiago e a 69 km do Aeroporto Internacional, fica El Colorado. O resort conta com 22 pistas de esqui e snowboard distribuídas em 75 km e com 27 meios de elevação. Para momentos de contemplação na montanha, El Colorado conta com o teleférico Cururo, que leva os turistas às alturas da Cordilheira dos Andes, com vistas espetaculares de toda a estação de esqui. A temporada de inverno vai do começo de junho ao fim de setembro. Sua infraestrutura conta com escola de esqui e snowboard e várias opções de restaurantes. 

La Parva

As 30 pistas de esqui e snowboard e os 14 meios de elevação garantem a diversão em La Parva, que também fica bem próxima de Santiago, a cerca de 40 quilômetros. O resort de esqui conta com condomínios e apartamentos para hospedagem que chegam a acomodar até oito pessoas. Para turistas de todos os níveis, ainda existem opções de atividades como as caminhadas em raquetes de neve em meio às lindas vistas dos Andes. A temporada de inverno vai de 1º de junho a 30 de setembro. Entre as novidades para este ano estão a ampliação da área da escola de esqui, novas pistas e melhorias nos equipamentos para aluguel. A estação oferece restaurantes, serviço de armazenamento de esqui e aulas para todas as idades.

Nevados de Chillán

A estação fica a 80 km da cidade de Chillán, no sul do Chile, a cerca de 5 horas de Santiago em carro ou a cerca de 2h30 do aeroporto de Concepción. Os esquiadores procuram o local por sua qualidade de neve e por contar com 12 meios de elevação e 30 pistas, com destaque para a “Tres Marias”, com 13 km de extensão, a mais longa da América do Sul. Além dos esportes, as águas termais da região fazem sucesso. A temporada 2018 tem início em 23 de junho e vai até 23 de setembro e a infraestrutura da estação conta várias opções de hospedagem, SPAS e restaurantes.

Portillo

Localizada a aproximadamente duas horas de Santiago, Portillo oferece uma estrutura completa de hospedagem, lazer e entretenimento a pouco mais de 450 hóspedes por semana. São 35 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders - incluindo a nova “Gaucho”, com 310 metros de extensão -, 14 meios de elevação e uma ampla área fora de pista. Esta famosa e tradicional estação de esqui, reconhecida como uma das melhores da América do Sul pela qualidade de seus serviços e das pistas, também conta com uma infraestrutura incrível: são quatro opções de hospedagem, com destaque para o Hotel Portillo, diversos restaurantes e bares, discoteca, Fitness Center, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, Escola de Esqui, clínica médica e serviço de aluguel e guarda de equipamentos. A temporada de neve 2018 vai de 23 de junho a 6 de outubro com diversas promoções aos hóspedes, como a Kids Free, em que crianças acompanhadas por adultos pagantes hospedam-se, esquiam e fazem suas refeições gratuitamente em alguns períodos.

Corralco

Dentro da Reserva Nacional Malalcahuello e aos pés do Vulcão Lonquimay, Corralco é a mais nova estação de esqui do Chile. São 29 pistas para todos os níveis de praticantes e 6 meios de elevação, em um total de 1.775 hectares esquiáveis, além do hotel Valle Corralco, o restaurante Zorro con Botas, a cafeteria 1600 e uma escola de esqui e snowboard. Lá também é possível fazer passeios com raquetes de neve ou snowmobile a locais como a cratera do vulcão ou a uma araucária milenar. A região é mesmo belíssima. Para chegar, são cerca de duas horas a partir do aeroporto de Temuco, que está a 120 km de distância, e a temporada 2018 começa em 23 de junho e vai até 20 de outubro.

Valle Nevado

Localizada a 70 km do aeroporto de Santiago do Chile, em um trajeto que leva aproximadamente 2 horas, a badalada estação completará 30 anos em sua temporada 2018, que começa em 22 de junho e segue até 23 de setembro. Para celebrar, haverá quatro semanas temáticas, como a do Vinho, de 17 a 24ª de agosto, e a da Diversão, de 14 a 21 de julho. A completa infraestrutura do lugar conta com 34 pistas e 11 meios de elevação, além de três hotéis de diferentes categorias, oito edifícios de apartamentos, escola de esqui e snowboard, aluguel de equipamentos, lojas, bares e restaurantes.

Vai lá

www.catedralaltapatagonia.com

https://www.chapelco.com/

http://www.laslenas.com/

http://www.cerrocastor.com/

http://www.elcolorado.cl/

https://www.laparva.cl/

http://www.nevadosdechillan.com/

http://www.skiportillo.com/

http://corralco.com/

https://vallenevado.com/

Abeta WAS 4x4brasil adventuremag Revista AUTO esporte Coluna de Turismo Epoca Galileu Cazeta Esportiva hoteliernews MaCamp nadapedalacorre Pequenas Empresas Grandes Negocios Travejante Vagabundo Profissional Viajar e Simples Viajando por esporte Webventure Fagga Sao Paulo Expo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br