Navegue
por categorias

Altas ondas! Saiba mais sobre o surfe

O surfe surgiu entre os séculos 19 e 20, apesar da prática de pegar ondas ser bem mais antiga do que isso. A Universidade do Havaí estima que povos antigos da Polinésia e do Peru já se divertiam ao deslizar nas ondas do mar com uma prancha.

Para alguns, surfe é diversão, atividade física, e é até esporte competitivo. Para outros, é considerado um estilo de vida, uma religião que permite uma conexão profunda com a natureza.

O esporte como se conhece hoje tem sua história ligada à ilha havaiana de Oahu, na praia de Waikiki. É lá que garotos começavam a ensinar turistas a ficar em pé sobre as pranchas. O nadador olímpico Duke Kahanamoku é considerado o pai do surfe moderno. Ele transformou o surfe em atividade recreacional e, posteriormente, possibilitou a evolução para um esporte com regras, equipamentos, técnicas e negócio, no início do século 20. Atualmente, segundo a Associação Internacional de Surfe (ISA) existem entre 20 e 25 milhões de surfistas no mundo. A indústria representa cerca de US$ 15 bilhões e funciona tão bem que seu desenvolvimento favoreceu o aparecimento de outras modalidades de prancha como skate, bodyboard, windsurfe e kitesurfe, entre outras.

Dizem que começou a ser praticado no Brasil na década de 30 na cidade do litoral paulista, em Santos. Logo depois, nos anos 40, durante a 2ª Guerra Mundial, o Rio de Janeiro serviu de base naval dos aliados e recebeu a visita de americanos que trouxeram as suas pranchas de surfe, máscaras de mergulho e pés de pato.

No que se refere às competições, o Brasil sempre se destacou, com grandes nomes como Teco e Neco Padaratz, Guilherme Herdy, Peterson Rosa, Rodrigo Dornelles, Joca Junior, Victor Ribas e Fabinho Gouveia. Atualmente vivemos um dos melhores momentos, com 4 representantes nacionais no Top 10 do ranking da World Surf League: Filipe Toledo na liderança, Gabriel Medina na 3º posição, Ítalo Ferreira na 4º e Willian Cardoso na 7º. Além disso, Medina foi campeão mundial em 2014 e Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015, além de ser o primeiro e único brasileiro a vencer um Pipe Masters. Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb (3ª colocada no ranking) e Tatiana Lima (9ª) são destaques.

Nosso país conta com inúmeros destinos para a prática do esporte e escolas especializadas para ajudar quem deseja começar. Florianópolis, Rio de Janeiro, Búzios, Maresias, Ubatuba, Porto de Galinhas, Fortaleza e Fernando de Noronha são algumas das opções.

E apesar do esporte ter nascido originalmente no mar, hoje já existem surfistas que praticam em rios com ondas e até em piscinas de ondas. A mais famosa é a criada pelo legendário surfista Kelly Slater, em Lemoore, na Califórnia, Estados Unidos. Vale lembrar que quanto maior a prancha, mais fácil é para conseguir estabilidade para ficar em pé e curtir as primeiras ondas. Já os profissionais utilizam a pranchinha ou ‘fish’, que são menores, com menos estabilidade e que possibilitam a realização de manobras.

Que tal incluir o surfe na sua próxima aventura?

Vai lá:

http://www.cbsurf.com.br/portal/

www.worldsurfleague.com

https://www.surftotal.com

http://www.institutogm10.com.br/en/

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br