Navegue
por categorias

Everaldo Pato encara altas ondas em família

Everaldo Pato encara altas ondas em família

Everaldo Pato Teixeira viaja em família e está sempre em busca dos maiores e melhores destinos de surfe do mundo para gravar o programa Nalu pelo Mundo. Ao lado da esposa e cinegrafista Fabiana Nigol e da filha Isabelle Nalu já registrou muitas aventuras. "São quase 10 anos, 14 temporadas, quase 300 episódios e muitas histórias”, conta. Conseguimos uma breve entrevista para saber mais da vida e carreira do atleta, além de dicas e inspirações para aventuras em família!

Quais são seus planos atuais?

Esse ano estamos desenvolvendo um projeto bem bacana, que é conhecer alguns dos melhores resorts de surfe do mundo. Estamos fazendo uma volta ao mundo em busca desses lugares. Vamos passar pela Indonésia, Maldivas, Portugal, Marrocos, Brasil (Fernando de Noronha) e depois Fiji. Deve ir ao ar no canal Off em 2019.

Como nasceu a ideia do Nalu pelo Mundo?

A ideia do Nalu pelo Mundo nasceu após uma viagem que eu e minha esposa fizemos, antes da Isabelle nascer. Nós viajamos o mundo em busca das maiores ondas por cinco anos e reunimos o material em um filme que chamava Nalu. O diretor Guilherme Zattar, do canal Multishow, viu o filme e nos convidou para fazer um programa de TV.

Como você começou a surfar?

Comecei a surfar bem tarde, aos 15 anos, na praia do Quilombo, em Penha, litoral norte de Santa Catarina. Sou filho de pescador, nasci na frente do mar, e desde pequeno via as pessoas surfando, mas, como era de uma família humilde, não tinha condições de comprar uma prancha.

Só quando fiz 15 anos é que consegui trocar algumas blusas da minha avó e uns equipamentos de vôlei por uma prancha velha de um amigo.

A história foi bem rápida. Logo na primeira semana de surfe já me apaixonei. Quilombo tem um mar gigante (em altura de ondas) para o Brasil. São ondas de oito pés, cerca de dois metros e meio. Eu não sabia nem correr a parede (da onda) direito, mas peguei as ondas, dropei e saí na praia. As pessoas ficaram impressionadas com a minha atitude, e daí em diante percebi que o meu prazer maior era surfar ondas grandes, com cinco metros ou mais.

E como começou a competir?

Após três meses houve um campeonato na praia onde eu nasci e fiquei em terceiro lugar. Ali, o empresário Nei Cantour, de uma marca de surfe da época (Quilawea), gostou, me apoiou com uma prancha nova e dinheiro para viajar para campeonatos. Eu nunca fui especialista em campeonatos. A verdade é que eu me destacava quando o mar estava grande. Em 1994, a marca Mormaii iria fazer um filme promocional no Chile e me convidou. Foi onde encontrei as maiores ondas da minha vida. Acabei me destacando e o Morongo, dono da marca, se apaixonou pela minha história, pela minha atitude, e dali em diante a minha história só cresceu. Eles me mandaram pro Havaí, fui destaque em capas de revistas do Brasil e do exterior, e minha carreira decolou como free surfer. Foi quando eu descobri que meu objetivo era pegar ondas perfeitas, ondas tubulares, e não competir. Segui essa linha com apoio da Mormaii e outras empresas como a Vagon, além de outras marcas que não existem mais.

Em quais lugares do mundo você mais curte surfar?

Amo muito o Chile, que é minha segunda casa. Amo o Havaí, onde criei toda a minha base de surfe de ondas grandes. Também amo Fiji, Taiti e Indonésia. Não dá para escolher o melhor lugar, mas esses são os que mais gosto na vida, sem dúvidas.

No Brasil é Florianópolis, onde eu moro. Sou apaixonado e tenho minha base entre lá e Garopaba.

Quais dicas você dá para famílias que querem viajar pelo mundo?

A primeira dica que temos para dar a todas as famílias e todo mundo é que busquem seu sonho. Vivam o que está dentro de vocês. Busquem ser felizes e acreditem em seus sonhos.

As pessoas têm a tendência de buscar o sonho do próximo. Quando as coisas são exteriores, jamais acontece. Mas quando as coisas são interiores, quando você busca seu próprio sonho, seu desafio sempre acontece. Esse é sem dúvida o maior objetivo. É saber que não existe sonho impossível, que basta você acreditar, mas esse sonho tem que sair de dentro de você.

Vai lá:

www.facebook.com/nalupelomundo

www.instagram.com/nalupelomundo

https://www.mormaii.com.br/site/everaldo-pato/

http://multishow.globo.com/programas/nalu-pelo-mundo/

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem ravejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte escala webventure .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br