Navegue
por categorias

Uruguai: um convite para acampar com a família

Pequenino, mas generoso com os turistas, o Uruguai pode ser comparado ao ditado “em coração de mãe, sempre cabe mais um”. E tem melhor figura que a da mãe para ser lembrada quando a visita é em família? Sérgio Santana Neto, diretor do blog bemvindobrasileiro.com, dedicado a apresentar o país aos visitantes da sua nacionalidade, conta que o Uruguai abraça os turistas com muita amabilidade e atenção. Não remete mesmo ao carinho de mãe?

Os campings no Uruguai podem ser uma ótima opção se a família for aventureira, curtir o contato com a natureza ou tiver um orçamento limitado. Sérgio acrescenta que o Uruguai dá a sensação de segurança para desfrutar da visita sem preocupações e não necessita de locação de carro, porque os vilarejos costumam ser pequenos e acessíveis a pé ou de bicicleta.

No Uruguai, as famílias podem escolher entre acampar em área florestal ou litoral de acordo com suas preferências. A região do departamento de Rocha, principalmente no Parque Nacional de Santa Teresa ou Punta del Diablo, são boas opções para quem prefere litoral, e o departamento de Minas, onde se encontra o vilarejo Villa Serrana, é uma ótima locação campestre.  E ainda há opção para quem quer combinar os dois cenários! No departamento de Rocha (200 km de Montevidéu) é possível experimentar praia e campo, e encontra-se boa infraestrutura com banheiros e pontos de luz para as famílias se instalarem.

Sérgio completa que a melhor época do ano para acampar também depende do clima desejado. “No Uruguai, as estações são muito bem definidas e coincidem com as temporadas no Brasil. Portanto, de novembro a março, o clima de primavera e verão é mais convidativo para acampar a céu aberto. Já entre abril e setembro, o país vive os seus meses mais frios, com temperatura média de 15° C.”, informa.

Vai lá

Campings recomendados: conheça Camping Santa Teresa, no Parque Nacional de Santa Teresa, e os campings Punta del Diablo e De la Viuda, na região de Punta del Diablo.

Não deixe de conhecer: a imperdível fortaleza de Santa Teresa e o pequeno povoado do Cabo Polonio, lugar único para relaxar e também para observar os lobos marinhos que habitam a costa uruguaia.