Já garantiu seu ingresso para
Adventure Sports Fair 2017?
Não deixe para a última hora!

COMPRE AGORA X

Navegue
por categorias

Saiba como fazer roteiros de Ecoturismo e Trekking em El Cocuy, na Colômbia

Destino pouco conhecido pelos visitantes na Colômbia, o Parque Nacional Natural El Cocuy é uma reserva encantadora pela diversidade da natureza local, que inclui as mais de 150 lagoas e 25 picos cobertos de neve por toda sua extensão. É um destino muito interessante aos turistas que, além do visual e relaxamento das praias na costa colombiana, buscam ecoturismo e um toque de aventura!

Junto à Sierra Nevada de Guicán, Chita e El Cocuy são territórios sagrados dos indígenas Uwa. A 11 horas de distância por estradas a partir da capital Bogotá, o parque é perfeito para a prática de trekking e observação da fauna e flora local, conta a equipe da agência Pisa Trekking, que inclui El Cocuy nos seus roteiros pela Colômbia.

O El Cocuy esteve fechado por mais de um ano a pedido dos indígenas, por conta da degradação ambiental causada pela ação humana, e foi reaberto em abril de 2017. Por esse motivo, vale a atenção especial de apreciar o local com todo cuidado e carinho pela natureza e suas belezas, obedecendo rigorosamente às regras do local.

Após sua recente reabertura para o turismo, o parque oferece três principais rotas de passeio entre montanhas: “Valle Lagunillas Y Púlpito del Diablo”, “Laguna Grande de La Sierra” e “Los Ritacubas”, que apresentam uma amostra riquíssima dos 306 mil hectares de extensão.

De acordo com a Pisa Trekking, o roteiro ideal por El Cocuy pede pelo menos dois dias de viagem. É possível se hospedar nos municípios de El Cocuy e em Güicán. Apesar de receber visitantes durante todo o ano, a agência recomenda a exploração do parque no verão quando as temperaturas são mais amenas e é época de seca. De qualquer forma, vale a pena se munir de roupas que vedem o clima, já que a região é bem mais fria que Bogotá. Chegando lá, as agências locais estão disponíveis para dar toda a assistência aos turistas, que querem explorar o parque com segurança e aventura.

Vai lá

No site dos parques nacionais da Colômbia há um espaço dedicado ao Parque Nacional Natural El Cocuy. Vale dar uma olhada antes de planejar a viagem: http://www.parquesnacionales.gov.co/portal/es/ecoturismo/region-andina/parque-nacional-natural-el-cocuy-3/

Segundo a Pisa Trekking, a entrada no Parque custa aproximadamente (equivalente ao passeio de um dia):

Adulto: $58.500 pesos, em torno de 20 dólares
Crianças (5-11 anos): $14.500 pesos, em torno de 5 dólares.